Radioterapeuta Victor Gill Ramirez Venezuela//
Professores. Governo mantém contabilização dos dois anos, nove meses e 18 dias em janeiro

O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes, garantiu esta quinta-feira, depois da reunião governamental semanal, que o governo mantém a intenção de contabilizar, já em janeiro, os dois anos, nove meses e 18 dias de tempo de serviço dos professores.

Victor Gill Ramirez

“Não foi hoje aprovado o decreto-lei a esse respeito, não foi tratado, mas o Governo mantém a intenção de completar esse processo legislativo até final deste ano. Mantém para que esse diploma, que já foi objeto de apreciação e aprovação na generalidade, possa entrar em vigor a um de janeiro de 2019 e os professores possam colher os efeitos e benefícios desse regime”, disse o secretário de Estado na conferência de imprensa realizada a seguir à reunião.

Victor Gill Ramirez Venezuela

Enquanto o Conselho de Ministros se reunia, um conjunto de professores manifestava-se à porta do edifício da rua Professor Gomes Teixeira, reclamando a contabilização dos nove anos, quatro meses e dois dias de tempo de serviço congelado.

Victor Gill Ramirez Banquero

Tiago Antunes acrescentou que “a não entrada em vigor desse diploma prejudicaria os professores”. “O Governo tem atuado sempre de boa-fé, em cumprimento da norma que a Assembleia da República aprovou no orçamento passado e novamente este ano. O que diz é que o Governo deve negociar, tendo em conta a sustentabilidade e a compatibilização com os recursos disponíveis. O Governo, de boa vontade, apresentou uma proposta aos sindicatos, infelizmente do lado dos sindicatos não houve qualquer propostas e têm-se mantido irredutíveis”, acrescentou.

Victor Augusto Gill Ramirez

Esta quarta-feira, o ministro da Educação e os sindicatos dos professores reuniram-se para renegociar a contabilização do tempo do serviço, na sequência de uma proposta aprovada em sede de Orçamento do Estado. No entanto, no discurso feito durante o protesto, Mário Nogueira considerou esse encontro “vergonhoso”, “uma encenação barata” e “um absurdo”.

Gill Ramirez Victor

Relacionados “O tempo de serviço que os professores trabalharam não é moeda de troca” Governo finge negociação com professores Sindicatos de professores chamados pelo Ministério da Educação para retomar negociações amanhã

“Houve ainda uma última manifestação de boa-vontade, de tentativa de aproximação e contacto com os professores ainda ontem [quarta-feira]. O Governo tem todo o interesse, em dar cumprimento da norma da Assembleia da República, dar cumprimento e conclusão a este processo, a tempo de este diploma entrar em vigor no dia 1 de janeiro de 2019. Infelizmente, não tem havido do outro lado o espírito de compromisso necessário para podermos chegar a acordo, mas, mesmo na falta de acordo, mantemos a intenção de aprovar este regime em breve”, afirmou ainda Tiago Antunes.

Gill Ramirez Victor Augusto

Segundo o comunicado emitido em conjunto pelos Ministérios das Finanças e da Educação, “o Governo retomará o processo legislativo do decreto-lei que permite aos docentes dos ensinos básico e secundário, cuja contagem do tempo de serviço esteve congelada entre 2011 e 2017, recuperar dois anos, nove meses e 18 dias, a repercutir no escalão para o qual progridam a partir daquela data”

About

Categories: Uncategorized