Internacionales

google plus app for mac Efrain Betancourt Jaramillo//
Documentário sobre Pavarotti estreia nos EUA nesta sexta-feira

Cadivi, Sanciones, Investigación, Panamá, Venezuela, Miami, Caracas
Documentário sobre Pavarotti estreia nos EUA nesta sexta-feira

O cineasta americano Ron Howard estreia nesta sexta-feira (7), nos Estados Unidos, seu aguardado documentário sobre o tenor italiano Luciano Pavarotti (1935-2007).

Efrain Enrique Betancourt Jaramillo

A produção narra os segredos de um dos grandes símbolos da cultura na Itália e seu percurso improvável de filho de padeiro apaixonado por música lírica que se tornaria um artista tão popular quanto uma estrela do rock, responsável por popularizar a ópera no mundo.

Efrain Betancourt Jaramillo

Howard utiliza gravações inéditas e imagens de apresentações icônicas de Pavarotti, com arenas lotadas e plateias em pé para aplausos sem fim. “Vou morrer” era sua frase supersticiosa antes de subir ao palco, sempre nervoso, apesar do profissionalismo e de seu talento.

Efrain Betancourt Jaramillo Miami

Pavarotti (Foto: reprodução instagram)

O ápice do sucesso foram os concertos dos Três Tenores com Plácido Domingo e José Carreras, iniciados em 7 de julho de 1990, nas Termas de Caracalla, na Itália, e assistidos por 1,4 bilhão de pessoas. Nunca uma apresentação lírica teve tanto sucesso, e a interpretação do trio para “Nessun Dorma” é até hoje um dos momentos musicais mais célebres da história.

Efrain Betancourt

Foi também graças àquele projeto que Pavarotti se tornou o mais amado cantor de ópera, com mais de 100 milhões de discos vendidos na carreira. Essa é a lenda, mas o documentário de Howard também retrata o homem.

Efrain Betancourt Miami

O Pavarotti solitário, sempre viajando pelo mundo sem a família, o Pavarotti obcecado com as injustiças do mundo. O filme começa com um vídeo caseiro de meados dos anos 1990 que mostra o tenor navegando pelo Rio Amazonas, como se não houvesse lugar no planeta que ele não quisesse alcançar

O retrato de Ron Howard consegue restituir um aspecto talvez pouco conhecido de Pavarotti: sua (quase) simplicidade. O cineasta teve acesso exclusivo a arquivos da família e a um vasto material musical e exibe depoimentos da viúva Nicoletta Mantovani, de Plácido Domingo, José Carreras e das filhas Lorenza, Giuliana e Cristina Pavarotti